domingo, 3 de abril de 2011

Encontro nacional reúne trabalhadores de assistência social em Brasília



Terminou nesta quinta-feira (31), em Brasília, o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Suas, o Sistema Único de Assistência Social. O evento foi realizado com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e reuniu mais de 300 trabalhadores do sistema, entre conselheiros, gestores, especialistas e representantes do governo federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Durante o evento, as pesquisadoras das universidades católicas de São Paulo e do Rio Grande do Sul, Raquel Raichelis e Berenice Couto, respectivamente, apresentaram dados de pesquisa feita entre 2005 e 2010 e falaram sobre a complexidade da política pública destinada a famílias e indivíduos de todo País. Berenice destacou que o estudo se transformou no livro “O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento”.
De acordo com as pesquisadoras, os temas relacionados à política pública de assistência social exigem a ampliação do número de profissionais que atuam na área. O Suas precisa reunir trabalhadores de diversas áreas do conhecimento, como assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, sociólogos, advogados e antropólogos, entre outros importantes profissionais de nível superior e médio.
“O universo de trabalhadores no Suas é heterogêneo, composto pela rede estatal que reúne todas as esferas do governo. Há também uma extensa rede privada de entidades assistenciais”, acrescentou a professora Raquel Raichelis. Para atender às necessidades desse cenário, o secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, lembrou que o ministério tem o compromisso de possibilitar aos municípios o acesso a informações essenciais à gestão do Suas. “Queremos explorar todas as nossas bases de dados, pesquisas e informações para subsidiar a definição do perfil dos trabalhadores do Suas”, afirmou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário