terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Serviço Social e a Assistência Domiciliar...

A assistência domiciliar na área da saúde, hoje já se constitui como prática corrente e conhecida pelos profissionais da área. Em virtude da grande diversidade populacional brasileira, foram sendo construídas, também, diferentes formas de atuação visando atingir diferentes públicos e apresentando diversas propostas. Públicos diferentes, perfis diferenciados de pacientes, propostas também diversas das mais variadas instituições, constitui hoje o universo da assistência domiciliar. Universo este que demanda um conhecimento mais aprofundado para que a prática, hoje realizada com sucesso em um contexto possa ser reaplicada ou adaptada a outro que ainda não obteve resposta tão positiva.
A demanda apresentada atualmente é sempre crescente: pacientes idosos já incapacitados, pacientes crônicos que necessitam de cuidados em domicílio, crianças acamadas, pacientes em cuidados paliativos em fase terminal da doença e outros problemas que acometem a população necessitam sempre de uma resposta que se renova dia-a-dia e que por se renovar na própria prática nem sempre se consegue a uniformidade às vezes buscada.
É no intuito de entender as diferentes práticas já criadas, bem como a regulamentação hoje proposta, que organizamos este novo evento. Não há porque buscar uma uniformidade que “engesse” a prática, não há porque se discutir modelos a serem reaplicadas sem a adaptação necessária, mas há porque buscar padrões de qualidade, exigências mínimas para o bom funcionamento do serviço e excelente atendimento da população, há que se qualificar o que já é passível de quantificação.
O Serviço Social, hoje já inserido em diferentes contextos da assistência domiciliar, tem como foco primeiro o conhecimento do domicílio do paciente e de todas as variáveis aí inseridas: o espaço de convivência do paciente e família, os valores, costumes e formas de construir a vida neste espaço particular e sempre único; o cuidado aí proposto; a reorganização familiar perante o atendimento que se inicia, bem como o fator sócio-econômico que perpassa todo cotidiano familiar e de cuidados. Sendo assim, muitos desses pontos serão discutidos nas diferentes mesas propostas nesse evento e o assistente social terá a oportunidade de conhecer os diferentes enfoques daqueles que fazem dessa prática a sua rotina de trabalho.
Por : Letícia Andrade
Assistente Social da Divisão de Serviço Social Médico - Serviço de Geriatria
Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI)
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário